• Alexandre Souza

Resumo de livros - Como fazer a formatação de um TCC nas normas ABNT

Atualizado: 4 de ago.



Bom, quando falamos em escrever um TCC não é novidade para ninguém que um dos principais motivos que geram desespero para os graduandos é a formatação, neste resumo de livros, você vai encontrar um passo a passo de como fazer seu TCC.


A formatação ABNT muita das vezes se torna um problema, visto que ela é muito detalhada e acaba se tornando um pouco complicada e necessitando de muito tempo.

Primeiramente é muito importante que o estudante esteja ciente que todas as técnicas para a formatação do seu TCC devem ser elaboradas com base nas normas da ABNT.

Outra dica muito importante é utilizar algum tipo de ferramenta para que o aluno não precise de fato gravar todas as regras uma a uma, o que geraria um trabalho muito longo.


No entanto para iniciar a formatação do seu trabalho de conclusão se curso é necessário que o aluno tenha em mente que as regras de ABNT são fundamentais.

Essa importância se da porque elas são responsáveis por estabelecer uma certa estrutura básica que conta com elementos textuais, pré-texuais e pós-textuais.

Entre esses elementos alguns são obrigatórios e outros são opcionais.


Suas definições são bem simples visto que seus nomes os tornam bastante intuitivos.

Os conteúdos textuais são aqueles relacionados a sua pesquisa, enquanto os pré-textuais seriam tudo aquilo que a antecede e os pós-textuais são aqueles posteriores a sua pesquisa.


Agora que já conseguimos entender brevemente alguns elementos importantes para a formatação de um TCC, é chegado o momento de descobrir melhor como esse processo funciona.


Resumo de livros - Principais elementos de um TCC


Como já foi dito, o TCC se divide em uma série de elementos que são classificados em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, o site resumo de livros vai te mostrar quais são:


Uma vez que esses elementos compõe um trabalho de conclusão de curso é necessário saber formatar cada um deles da forma correta.


Por isso primeiramente vamos entender melhor quais são esses elementos e com o eles devem ser estruturados.

Elementos pré-textuais:

· Capa (item obrigatório)

· Folha de Rosto (item obrigatório)

· Ficha de aprovação (Obrigatório para aqueles trabalhos que precisam de aprovação em banca)

· Dedicatória (opcional)

· Agradecimento (item opcional)

· Epígrafe (item opcional)

· Resumo (item obrigatório)

· Abstract (item obrigatório)

· Listas (item opcional)

· Sumário (item obrigatório)


Elementos textuais:

· Introdução (item obrigatório)

· Desenvolvimento (item obrigatório)

· Metodologia (item opcional)

· Análise e interpretação de dados (item opcional)

· Conclusão ou Considerações Finais (item obrigatório)


Elementos pós-textuais:

· Referências (item obrigatório)

· Glossário (item opcional)

· Apêndice (item opcional)

· Anexo (item opcional)

· Índices (item opcional)


Esses são todos os elementos que podem ou não estar contidos no seu TCC e que devem ser analisados e elaborados com cautela para garantir do sucesso do seu trabalho.


Regras para formatação seguindo as normas ABNT


Uma vez que há conseguimos analisar os principais elementos que devem estar contidos no trabalho de conclusão de curso, é chegado o momento de entender melhor a formatação ABNT.


Por ser uma formatação muito detalhada vamos analisá-la por partes.


Resumo de livros - Corpo do texto de um TCC:


Quando estamos falando de corpos textual a fonte utilizada na formatação ABNT por ser Times New Roman ou Arial, ambas no tamanho 12.


Uma vez que a fonte foi escolhida é necessário utilizá-la até o final do seu trabalho, não podendo haver mistura de fontes.


Entretanto é possível que sou instituição de ensino ou revista de publicação exija uma das opções de fonte é por isso é importante estar atento.


Quanto aos espaçamentos, a formatação ABNT exige 1,5 cm entre as linhas e específica ainda que não deve ser colocado espaçamento entre ou parágrafos, seja antes ou depois.


Analisando ainda os parágrafos é necessário que o recuo seja de 1,25 cm para que esteja de acordo com as exigências da formatação ABNT.


Por fim, o alinhamento deve estar justificado para que assim o corpo textual do seu trabalho esteja rigorosamente dentro dos padrões que a formatação ABNT exige.


Resumo de livros - Texto especiais na formatação de um TCC:


Agora que nós já conseguimos entender como funciona a formatação para o corpo de texto é necessário analisar a formatação para textos especiais e o site resumo de livros te mostrará a seguir.


Primeiramente, é importante saber que os textos especiais, na verdade, são as situações diretas, longas, as referências no sistema numérico, as notas de rodapé, os títulos e os conteúdos, entre outros.


Nesses casos a fonte utilizada também deve ser Times New Roman ou Arial, entretanto o tamanho deve ser 10.


Assim como para o corpo de texto uma vez que a fonte foi escolhida ela não pode ser trocada no decorrer do texto e por isso a fonte que você escolheu deve permanecer até o fim de seu trabalho.


Com relação ao espaçamento, assim como para o corpo textual não deve haver espaçamento antes ou depois dos parágrafos.


De acordo com a formação ABNT, apenas deve haver espaçamento de 1,5 cm entre uma citação direta longa e o restante do texto.


O recuo por sua vez necessita de um pouco de atenção.


Isso porque o recuo das citações diretas longas deve possuir 4 cm, já a natureza e o objetivo do trabalho que ficam na folha de rosto devem ter um recuo da margem esquerda do parágrafo para a marca de 7,5 cm.


Já as referências do sistema numérico, as notas de rodapé, os títulos e os conteúdos de imagens, tabelas e gráficos não devem possuir nenhum recuo.


Por fim a formatação ABNT dos textos especiais também é um pouco diferenciada.

Isso porque as situações diretas, a natureza e o objetivo do trabalho na folha de rosto devem ter a formatação com alinhamento justificado.


Já os títulos, os gráficos, as tabelas, os conteúdos de imagens e as notas no rodapé precisam ser alinhados à esquerda.


Modelo de página e margens de um TCC:


O modelo de página por sua vez deve estar no formato A4 vertical enquanto as margens devem variar com as seguintes medidas:

· Margens de baixo: 2 cm

· Margens do topo: 3 cm

· Margem lado direito: 2 cm

· Margem esquerda: 3 cm


Esses são apenas alguns dos pontos mais relevantes na hora de realizar a formatação ABNT do seu TCC.


Entretanto como já foi dito a formatação ABNT e muito detalhada e por isso existem outros diversos pontos a serem analisados.


Desse modo agora que nós já conseguimos entender brevemente quais são os principais pontos que devemos levar em consideração na hora de realizar a nossa formatação ABNT.


Descobrimos ainda que essa tarefa é sim complexa, mas que existem meios para facilitá-la.


Por isso uma boa dica que já foi passado ao decorrer desse artigo é optar por alguma ferramenta que te auxilie na formação do seu texto e que simplifique esse processo.


Desse modo você conseguirá elaborar o seu trabalho de conclusão de curso dentro da formatação ABNT sem a necessidade de gravar todas as regras.


Conclusão - Formatação ABNT


Sendo assim ficou claro que formatar um texto dentro das normas ABNT é uma tarefa um pouco complexa e que necessita de tempo e de muita atenção.


Conhecer bem as partes do texto e entender como elas devem ser formatadas é um processo essencial.


Outra dica muito interessante é não deixar a formatação para o final visto que ela pode se tornar um processo muito cansativo se feito de uma vez só.


Por isso utilize algum tipo de ferramenta para facilitar esse processo e ainda faça aos poucos analisando bem cada etapa formatada.


Dessa maneira você conseguirá elaborar o seu TCC dentro da formatação ABNT de forma mais tranquila e eficiente.


Fazendo um trabalho tranquilo e pensado não há por que se preocupar.

Comece já a elaborou seu TCC e não tenha mais medo da formatação ABNT.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Using Mobile Phones

Que fazemos

01

Resumo do livro.

02

Resumo de livros.

03

Resumo de um livro.

04

Resenha de Livros