sábado, 8 de junho de 2019

RESUMO DO LIVRO: ANJOS E DEMÔNIOS


Robert Longdom (Docente de simbologia Universidade de Harvard) é convidado para descobrir os mistérios que abrangem a morte do físico Leonardo Vetra, que ao lado de sua filha, cientista e Física Vittória Vetra, estão envolvidos em investigações que envolvem “Antimatéria”, que é furtada durante a morte de Vetra; que além de cientista é Padre; e tem como finalidade unir “Igreja e Ciência”. Longdom é chamado por Maximiliano Koler “Diretor da CERN (Conseil Europen pour La Recherche Nuclearie), Koler desconfia que Vetra, foi morto por uma seita denominada: “Illuminat”. 
  
Após um telefonema descobre-se que a Antimatéria, foi levada e escondida no Vaticano, exatamente no dia em que ocorre o “Conclado”, (reunião onde será nomeado o novo Papa); os quatros principais aspirantes à sucessão são sequestrados, e a ameaça de assassinar um a um nos quatros altares da ciência; começa então uma busca agitada para salvar os Cardeais a procurar a Antimatéria. 

Nessa procura, descobrem que os cardeais têm ligação com os quatros marcos ou quatro elementos: Terra, Ar, Fogo e Água. Faltando pouco para o término do tempo, eles encontraram os cardeais; entretanto já sem vida.

Camerlengo (Carlos Ventresco) que era camareiro do Papa tem uma visão admirável que os levará até a Anti-Matéria; ele pilota um helicóptero para aniquilar o artefato, Longdom está com ele, em um determinado ponto, ele joga Longdom para fora do helicóptero (que sobrevive).           

Após nova reunião, os cardeais elegem o Camerlengo para sucessão do Papa; o que ele não conta é que Koler fez uma gravação de uma conversa entre eles e entrega a Longdom antes de ser morto; que exibe o vídeo durante a reunião; no vídeo há revelações surpreendentes, o Camerlengo esteve o tempo todo envolvido em todos os acontecimentos; o motivo seria sua não aceitação do envolvimento do Papa com a ciência, o qual também seria responsável pela sua morte.   

Também é revelado que Camerlengo seria filho do Papa, em um relacionamento com uma fleira; porém seria uma gravidez de forma científica, (Inseminação Artificial), continuando o padre com o voto de castidade. A trama termina com o suicido de Camerlengo e a posse do novo Papa, onde é eleito o Cardeal “Mortati”.      

Resumo, Artísticos   

Museu do Vaticano abriga mais de 60 mil peças, “Obras de arte”. Outros locais visitados no livro: Capela Sistina, a escadaria em espiral de Michelangelo que levava até o Museu do Vaticano, Capela de São Pedro, Praça São Pedro, Palácio Apostólico.

Arquivos do Vaticano: “Belle Art”; arquivos da Renascença: Michelangelo, Rafael, Da Vinci, Botticelli..., onde é citado uma das tragédias da Arte Renascença, em 1857, o Papa Pio IX, considerava as estátuas nuas profanas, e pegou um cinzel e um malho e deceparam todas as estátuas masculinas do Vaticano, obras de Michelangelo, Bramante e Bernini, folhas de parreira em gesso serviram de remendo para o estrago. Panteão- a Igreja mais antiga da Roma = Tumbas, altares e colunas, no Panteão não têm janelas.

Capela Chigi antes chamada de “Capella della Terra”. A Gruta Santa do Vaticano, onde se encontra enterrados os Papas. “A Fonte dos quatros rios de Bernini”, fica no centro da Piazza Nova, perto da Igreja de Santa Inês; a obra glorifica os quatros maiores rios conhecidos do velho mundo – (Nilo, Ganges, Danúbio e o Prata), a fonte a parte central ultrapassa 6 metros, uma montanha escarpada de mármore Travertino talhado em cavernas e grutas no alto. A ponte dos anjos; uma impressionante via de acesso, ornamentada com doze anjos esculpidos por Bernini.         

O êxtase de Santa Tereza; o Papa Urbano VIII recusou à obra alegando que se tratava de uma obra sexualmente muito explícita para o Vaticano, a obra foi encaminhada para Igreja de Santa Maria Della Vitória que está localizada na Piazza Barberino.

Gian Lorenzo Bernini foi o segundo escultor mais famoso de todos os tempos; suas formas eclipsadas durante o século XVII; Bernini dirigia um estúdio, onde treinava jovens artistas para executar suas obras, que eram feitas em miniaturas.  

Assim dizia Bernini: “Escultura é a Arte de darforma a figuras em redondo e também em relevo, eram essencialmente esculturas bidimensionais, como os medalhões de Bernini na capela de Chigi; “Bassarelevo”, ou seja, “Baixo relevo”.        

O livro é uma viagem a obras expostas e pertencentes ao Vaticano, além de focar temas polêmicos, envolvendo Religião e ciências, ele aborda a Arte tendo como principais admiradores a Igreja, ela através da Arte retrata seus santos e histórias.

O livro no coloca a um pensar diferente: o que está por traz das obras dos grandes mestres, a Arte seria uma representação do que nos é fornecido, ou do que temos a sensibilidade de ver; é preciso um olhar atento; pois uma obra de arte contém muito mais do que apenas a “Matéria Prima”, ela contém o olhar, o sentimento, a mensagem do Artista. 

Quer ver outra resenha veja o vídeo abaixo:




Diferenças entre o livro e o filme: Código Da Vinci        

LIVRO: Koler é o diretor da CERNI- ele é quem chama Longdom e mostra a ele o laboratório, as pesquisas e o corpo de Vetra.      FILME: Não é mencionado o nome Koler enem a visita de Longdom ao seu laboratório; o filme tem início com o projeto da Antimatéria, a ligação e transporte de Longdom ao Vaticano.

LIVRO: Vitória não chega a encontrar o pai morto.
FILME: Vitória é quem encontra o pai morto.        

LIVRO: Detalhe a saga de dois repórteres na cobertura da morte dos Cardeais.
FILME: A participação da imprensa, porém, não mostra a participação dos repórteres.

LIVRO: Vitória é sequestrada quando eles se encontram no terceiro elemento.
FILME: não há esse sequestro.         

LIVRO: Longdom luta com o seqüestrador quando se encontra no quarto elemento, e não consegue salvar o quarto Cardeal; Longdom descobre o cativeiro onde estiveram os Cardeais e pode estar Vitória;            

FILME: há essa luta, porém várias pessoas ajudam Longdom a salvar o quarto Cardeal e é ele quem diz o local ao qual ele esteve no cativeiro.          

LIVRO: Longdom salva Vitória e descobre um túnel que os levará até o Vaticano.
FILME: a polícia chega ao local com Vitória e os dois se encaminham para o Vaticano através do mesmo túnel.           

LIVRO: Quem grava a conversa com Camerlengo é Koler.           
FILME: A conversa é gravada pelo chefe de polícia.          

LIVRO: O Camerlengo é desmascarado no Conclado, contesta e dá a sua versão dos fatos.
FILME: O Camerlengo é desmascarado; porém não pronuncia nada, apenas se retira e foge.

LIVRO: O sucessor do Papa é aclamado: sendo o Cardeal Mortati.          
FILME: O sucessor do Papa é aclamado: sendo um dos quatros Cardeais salvo.  

LIVRO: O Papa manda de presente para Longdom o ferro dos Illuminat com o símbolo diamante.
FILME: O Papa manda de presente para Longdom algum dos documentos pertencente ao Vaticano.


Quer entender um pouco mais sobre esse livro, veja uma outra resenha, basta clicar aqui.


Tags: Le Livros, Livros, Evangelho Do Dia, Livros Online, Dia Do Livro, Livraria, Melhores Livros, Livros Para Ler, Livros Online Grátis.


Acesso rápido ao Resumo do livro código da vinci





Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO FAZER UMA MONOGRAFIA

Se você está próximo a se graduar e se apresenta bastante temerário no que se refere a conclusão do Trabalho de Conclusão de Curso ,...